Powered By Blogger

2/11/2008

Coluna do HP


A banalização do crime

A coisa está tão banal que até historietas estão fazendo em cima dos fatos. Conta-se que em São Paulo. Um homem bem vestido, trajando paletó e gravata, subiu num coletivo da linha Lapa/Consolação, sentou-se próximo ao motorista, tirou os óculos escuros e falou : " Boa tarde senhoras e senhores (eram 15 horas) . Quero anunciar que isto é um assalto" . Ele portava uma pasta presidente preta de onde retirou um trezoitão, e apontou para a cabeça do motorista. "Devo avisar aos senhores passageiros, que há dez anos desenvolvo minhs atividades profissionais em transportes coletivos e nunca tive um acidente de trabalho, ou seja nunca foi preciso acionar o gatilho do meu bebezinho´´, (referia-se ao revólver). "Peço a colaboração de todos para que tudo saia na mais completa paz e harmonia." .
E prosseguiu: "Patrão, por favor me entregue sua carteira e o celular, você loirinha dê-me esta pulseira e o seu relógio. Tia, passe esta aliança e a sacola. Garotão, me dê esta jaqueta. Ok, pessoa muito obrigado. Motora você colaborou legal, amigo cobrador não se assuste pois não quero seu dinheiro. Sigam a viagem e vão com Deus" Dito isto o ladrão educado desceu do ônibus e seguiu tranquilamente em uma rua de terra. Dizem que ela era muito bonito também, e algumas moçoilas ficaram suspirando pelo "guapo" dentro do coletivo.
Como se nota, segundo a versão acima, roubar as coisas alheias virou piada. Como se nota não dá mais para confiar mais nas pessoas bem vestidas e educadas. Antigamente destinguia-se um meliante pelas suas roupas e seu comportamento, agora o que se vê, são jovens bem nascidos e educados, enveredando pelos caminhos escusos.
O que está acontecendo ? será que precisamos rever valores, acreditar mais em alguma coisa ? valorizar mais nossos mestres e professores para que tenham mais empenho e dedicação na preparação nossa juventude. E as penalidades impostas aos criminosos, são reais ?, são brandas ? quem nos responde ? Fiquemos nós com nossas incertezas e com nossas esperanças. Que o futuro nos reserve mudanças satisfatórias com respeito e confiança em nossos dirigentes. Ainda é possível consertar o que está errado. Assim esperamos

Haja
Paz, sempre
____________________________

Nenhum comentário: