Powered By Blogger

1/26/2008

Rodrigues Alves recebe ilustre visitante


O Jardim Botânico Bosque Rodrigues Alves recebeu na manhã deste sábado, 26, um ilustre visitante – um filhote de peixe-boi, fêmea, medindo pouco mais de um metro. Aparentando ter entre 15 e 20 dias, pois ainda apresenta vestígio de cordão umbilical, o filhote foi encontrado na comunidade de Santo Ezequiel Moreno, no município de Portel, às margens do Rio Acuti Pereira.
A comunidade imediatamente comunicou o fato ao Secretário de Meio Ambiente de Portel, que entrou em contato com o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que acionou o Centro de Mamíferos Aquáticos (CMA) no Município de Santarém, e este, finalmente, contatou os médicos veterinários do Rodrigues Alves, Jairo Moura e Doracélia Alcântara.
O filhote irá ficar no Jardim Botânico em caráter provisório, cerca de quarenta dias, pois apresenta pequenas escoriações, possivelmente devido à redes de pesca ou algum objeto pontiagudo.
A escolha do Jardim Botânico Bosque Rodrigues Alves foi determinada pelo CMA, pois seria o único local, em Belém, que possui médicos veterinários treinados e habilitados pelo Centro para receber filhotes aquáticos.

____________
Vanda Amora

Um comentário:

Anônimo disse...

Salve sua magestade o Peixe-Boi, um dos símbos da nossa amazonidade.