Powered By Blogger

11/25/2007

Não existe imprensa independente nem liberdade de imprensa


"Não existe imprensa independente" e a neutralidade informativa "é um disparate". A afirmação feita na última quinta-feira/22, pelo ex-catedrático de Ética Jornalística da Universidade Nacional de Assunção, profissional da comunicação durante mais de duas décadas e atual presidente do Paraguai, Nicanor Duarte, soa meio exagerada, mas não deve ser deprezada ou tratada como um completo disparate.
"Os senhores [os jornalistas] não são livres, não existe a liberdade de imprensa", setenciou o presidente do Paraguai, antes de afirmar que a liberdade de imprensa "no mundo capitalista, na sociedade de mercado, é uma ilusão", porque, segundo sua opinião, "para ser livre, um meio não deveria ter nem financiamento estatal nem do setor privado". Nicanor ainda arrematou que não existem nem liberdade nem independência da imprensa em seu país.
Paraguai Piorado - Se Nicanor estiver certo, pelo menos no que diz respeito ao Paraguai, imagine o que ele não diria se fosse brasileiro. Afinal, no Brasil, dos 81 senadores, 23 deles - quase um terço do total - aparecem como proprietários de empresas do gênero, segundo recente reportagem do jornal O Estado de S.Paulo. Sem falar nos nossos políticos suspeitos de utilizar "laranjas" para controlar veículos de comunicação, inclusive rádios ditas comunitárias.
Se analisarmos as nossas concessões públicas de rádios e TVs, que mais se assemelham às capitanias hereditárias do tempo do Império, podemos acabar concluindo que pelo menos em matéria de imprensa independente e liberdade de imprensa, estamos, com todo o respeito que o país vizinho merece, bem pior que o Paraguai.

▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

Transcrito do portal O Jornalista que está no ar

Um comentário:

beth disse...

Sou neta de Elmano Queiroz e. gostaria de obter mais informações sobre o meu avô