Powered By Blogger

10/05/2007

VACINAÇÃO

Segundo um levantamento inicial feito pela Divisão de Vigilância em Saúde, (DIVISA) da Secretaria Municipal de Saúde de Santarém, mais de 28 mil cães e gatos já receberam a vacina contra raiva animal na Campanha coordenada pela SEMSA no município. No último sábado, 29 de setembro, 114 postos de vacinação funcionaram das 08h00 às 17h00 em toda a zona urbana do município, marcando, dessa forma, o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação Anti-Rábica. A abertura da programação aconteceu às 08h00 da manhã no Centro de Saúde de Santana, com a presença do Secretário Municipal de Saúde, Emmanuel Silva, do coordenador da Divisão de Vigilância em Saúde, Jorge Eymar, da diretora do Centro de Controle de Zoonoses, Derliany Duarte, de servidores da SEMSA e de voluntários que trabalharam no Dia D. A meta, de acordo com a Divisão de Vigilância em Saúde, é vacinar, em todo o município, 51.787 animais (34.750 cães e 17.037 gatos). A Campanha Nacional de Vacinação Anti-Rábica, que iniciou dia 01 de setembro, prossegue até o dia 31 de outubro.

SAÚDE

O Programa Saúde da Família, que atende os bairros Uruará e Área Verde, realiza no próximo dia 09 de outubro programação especial em comemoração à Semana da Criança. De acordo com a enfermeira Maria Eunice Costa (9975-6205) haverá sorteio de brindes, lanches e brincadeira. Está confirmada a participação da Brinquedoteca do Conselho Comunitário do Aeroporto Velho. A programação acontece em uma residência localizada à Avenida 31 de Março, 1313, no Uruará.

JOGOS

Vencendo na maioria das competições, o município de Santarém foi o grande campeão na fase regional dos Jogos Abertos do Pará, realizada em Alenquer de 27 a 30 de setembro. Na classificação geral, Santarém ficou com 50 pontos. Em segundo ficou Oriximiná com 19 pontos, e em terceiro Alenquer com 11 pontos. No atletismo, o santareno Orione Jean Costa Mendes venceu a competição de 5.000 metros com o tempo de 14’21”. Nos 3.000 metros, a vencedora foi a santarena Risonete dos Santos Moura com o tempo de 11’38”.O tênis de mesa também deu vitória para Santarém, tanto no masculino quanto no feminino. Os representantes santarenos foram Antônio Branco e Liliane Souto Maior. Nas modalidades de equipe, Santarém venceu em quase todas. A exceção foi o futsal feminino.

O FIM
"O multimistura é um programa que não existe mais", informa a assessoria de imprensa do Ministério da Saúde. Clara Takaki Brandão, a nutricionista que criou o composto largamente utilizado pela Pastoral da Criança acusa o governo: "A multimistura começou a ser excluída da merenda escolar para abrir espaço para o Mucilon, da Nestle, a informação é da Revista IstoÉ, da semana passada. Composto de farelos de arroz e trigo, folha de mandioca e sementes de abóbora e gergelim. Foi esta fórmula que, nas últimas três décadas, revolucionou o trabalho da Pastoral da Criança, reduzindo as taxas de mortalidade infantil no País. Quando ela começou a distribuir a multimistura em Santarém, no Pará, 70% das crianças estavam subnutridas e os agricultores da região usavam o farelo de arroz como adubos para as plantas e como comida para engordar porcos. Hoje, a multimistura é adotada por 15 países. No Brasil só se transformou em política pública, no Estado de Tocantins.

CR MASTERCARD
Lançamento do primeiro cartão de crédito genuinamente santareno
A partir do mês de outubro a população de Santarém terá a sua disposição o primeiro cartão de crédito genuinamente santareno que poderá ser usado para compras em estabelecimentos comerciais em Santarém e em outros lugares, inclusive no exterior. Trata-se do cartão CR Mastercard, resultado de uma parceria entre o principal grupo de supermercados do Oeste paraense, o CR Supermercados, e uma das maiores administradoras de cartão de crédito do mundo. O Cartão CR Mastercard vai proporcionar muitas vantagens para os seus usuários, como o crédito rotativo ou parcelado, anuidade grátis e o uso da bandeira Mastercard. O cliente do cartão CR Mastercard também terá um crédito exclusivo para compras dentro das lojas do Grupo CR, além de versões nacional e internacional, sendo o único cartão bandeirado do mercado com o benefício da 1ª compra antes do recebimento do cartão de plástico. A adesão ao CR Mastercard poderá ser feita a partir do dia 08 de outubro nas lojas do grupo CR e em postos de atendimentos espalhados por toda a cidade. Para aderir ao cartão será preciso apenas RG, CPF e comprovante de residência, não sendo obrigatória a comprovação de renda, o que vai facilitar em muito a vida dos profissionais autônomos que têm dificuldade para conseguir crédito. Maiores informações (09) 3522 4894.

BOMBA

Empresas autuadas por manter trabalhadores em condições análogas à de escravo doaram R$ 897 mil para a campanha eleitoral de 25 candidatos em 2006. Levantamento feito pelo Congresso em Foco revela que dois governadores, três senadores, nove deputados federais e cinco estaduais receberam dinheiro de empresas incluídas na chamada "lista suja" do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A governadora Ana Júlia Carepa (PT), do Pará, estado com o maior número de autuações por exploração de mão-de-obra, recebeu o maior volume de recursos. Foram, ao todo, R$ 252 mil de três empresas: a Companhia Siderúrgica do Pará (Cosipar), a Sidenorte Siderúrgica e a Siderúrgica Marabá S/A (Simara).
Incluída na lista em julho deste ano, a Simara também aparece como financiadora de outros quatro políticos paraenses: os deputados federais Giovanni Queiroz (PDT-PA) e Wandenkolk Gonçalves (PSDB-PA) e os estaduais Bernardete ten Caten (PT) e Wanderley da Silva Santos (PV-PA).

ELEIÇÕES 2008

A pesquisa Perspectiva, publicada pelo jornal O Estado do Tapajós, o deputado federal Lira Maia, aparece como favorito nas intenções de votos, se a eleição fosse hoje. Na pesquisa espontânea Lira Maia (DEM) lidera com 38,5%, Maria do Carmo (PT) aparece em segundo lugar com 14%, em seguida Antônio Rocha (PMDB) com 11% e Alexandre Von (PSDB) 4,7%. Caso o deputado Lira Maia não se candidate a prefeito, os deputados Alexandre Von e Antônio Rocha têm chances de ganhar a eleição. Segundo a pesquisa, Maria do Carmo, Antônio Rocha e Alexandre Von, teriam um empate técnico. Maria aparece com 24,5%, Alexandre 21,5% e Antônio Rocha 20,3%. A margem de erro é de 3,5% para mais ou para menos. Para vereador, o presidente da Câmara Municipal, José Maria Tapajós (PMDB), ficou em primeiro, com a preferencia de 9,5% dos entrevistados.

MOTINHAS ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

Procon estadual está treinando Procons municipais que fazem apenas atendimento e conciliação. O objetivo é fazer com que apliquem multas e penalidades administrativas às empresas que desrespeitam o Código de Defesa do Consumidor. O primeiro Procon visitado foi o de Santarém, que existe há nove anos mas nunca aplicou penalidades desse tipo.. Dos 143 municípios do Estado, em apenas sete existem Procons municipais. ●●● A parceria entre Alcoa e Senai, em Juruti, para qualificar a mão-de-obra do mercado local, deu certo. O efetivo nas obras de implantação do empreendimento já passou dos quatro mil funcionários. Cerca de 83% são do Pará e 39% nascidos em Juruti. ●●● Parceiros de - quase - todas as horas, PMDB e PT travam uma briga feia no interior do Pará. Em Altamira, por exemplo, engalfinham-se em briga de foice o presidente da Assembléia Legislativa, Domingos Juvenil, do PMDB, e o líder do governo, Aírton Faleiro, do PT. Aqui em Santarém, o poderoso Jader Barbalho do PMDB, disse que o partido vai sair com candidato próprio. As flechas do cacique, apontam na direção de Helenilson Pontes. ●●● Enquanto isso, a decisão do ex-governador Simão Jatene de comandar o PSDB garantiu a permanência de prefeitos, vereadores e líderes políticos na legenda, principalmente no interior. ●●● Perdemos na última terça-feira/02, um grande amigo, Américo Pereira, o Rei do Dominó. Meus sentimentos a viúva, Maria José, filho Wilson e demais familiares. ●●● Tornearia Morenão. Av. Mendonça Furtado 2943 Prox. Professor Carvalho. Fone (093) 3523 2243. ●●● Vereador Henderson Pinto (DEM), é incansável, na luta para solucionar a falta de água nos bairros do Amparo, São Cristóvão e Alvorada. Dirigentes da Cosanpa, ouviram o eco da sua voz. Estão solucionando o velho problema. Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura. Diz o ditado popular. ●●● O competente delegado da Polícia Civil, Jardel Guimarães, está preocupado com os assaltantes de outros estados, como; Amapá, Roraima, Maranhão e Amazonas, que estão aos poucos, chegando em nossa cidade. ●●● Com a legalização do serviço de moto-taxi em Santarém, todos padronizados, fica mais difícil a atuação de bandidos. ●●● Meu amigo Aquino (Supermercado Beira Rio), voltou a patrocinar o Programa Rota 2007, na Rádio Rural de Santarém, de Segunda a Sexta, de 21 às 23 horas. Seja bem-vindo . ●●● O Fluminense, do saudoso Élvio Fonseca, está completando 60 anos de existência. A comemoração será nesta sexta/05, na tradicional seresta, com José Maria Alho e a dupla Milton e Milena. Imperdível. ●●● Como sintonizar em Santarém, a Record News? Uma boa pergunta, com a palavra o amigo Ademir Pereira. ●●● Bonita festa beneficente organizada pelo colunista social Odilson Rocha, na última sexta/28, no Iate Clube, em favor do Asilo São Vicente de Paulo. Parabéns. ●●● Primeiro final de semana do mês, vamos comemorar com a gostosa loira gelada (Nova Schin), a formosa ruiva destilada e a exuberante morena quente. Fui

NOTA SOCIAL

Esteve aniversariando na última quarta-feira (04), o jovem Marcelino Neto (18 anos), filho dos amigos Valber e Nazaré Xavier. Parabéns Netinho, com muita paz de espírito, saúde e felicidades. O evento será comemorado neste final de semana, regrado a muito churrasco e a saborosa Nova Schin, estupidamente gelada.

Nenhum comentário: