Powered By Blogger

10/24/2007

José Wilson Malheiros da Fonseca por ele mesmo

Sou brasileiro, amazônida, paraense de Santarém, vivo em Belém desde 1971.
Nasci em 23 de maio de 1945. Sou filho primogênito do compositor WILSON FONSECA (Maestro Izoca) e de D. Rosilda Malheiros da Fonseca.
Casei-me com Damea Gorayeb Fonseca.
Temos quatro filhos: Eula, Wilson Neto (estudante de Contrabaixo no SAM/UFPA), Fauzi e Amyr.
Sou Professor da Universidade Federal do Pará e da Faculdade do Pará (FAP).
Sou Ex-Professor da Universidade da Amazônia (UNAMA), da Escola Superior de Advocacia do Pará, da Escola Preparatória para Concursos do Ministério Público do Pará.
Fui funcionário do Banco do Brasil S.A.
Sou Conselheiro da Comunidade Luso-Brasileira no Pará.
Fui Colaborador da Comissão Paraense de Folclore.
Sou Magistrado Trabalhista (aposentado), tendo exercido a magistratura em Marabá (Sul do Pará), Altamira (Transamazônica) e Belém, Pará, Brasil.
Sou, também, Escritor, Poeta, Compositor e Instrumentista.
Sou Membro da Academia Paraense de Letras, Cadeira 35 (sucessor do Jurista e Professor Daniel Coelho de Souza).
Também Membro da Academia Paraense de Jornalismo, Cadeira 2.
Na Academia de Letras fomos, eu e meu genitor, protagonistas de um fato inédito: jamais, nos 104 anos daquele Silogeu, pai e filho ocuparam, simultaneamente, ainda em vida, duas cadeiras: eu a 35 e ele a 7.
Minha formação musical foi feita toda ela com meu pai, com quem aprendi piano (iniciação, apenas), saxofone, trompete, trombone, bombardino e canto coral.
Fiz parte, na juventude,da Filarmônica Municipal José Agostinho (meu avô) em Santarém Pará, sob a condução de meu pai, onde executei diversos instrumentos, conforme a necessidade da Banda, em determinado momento.
Cantei no Coral da Catedral de Santarém, sob a regência de seu tio, Wilde Fonseca.
Já me apresentei no Teatro da Paz, Belém, por duas vezes e no Teatro Margarida Schiwazzappa, também na capital paraense, como solista de saxofone, sempre acompanhado de meu pai.
Participei de gravações da obra de papai, juntamente com artistas de nomeada, tais como Lenora Brito, Eliana Cutrin, Sebastião Tapajós, Ana Maria Adad, Oleg Andreyev, Marina Monarca, Patrícia Oliveira, Dione Colares, Augusto Ó de Almeida, Wadim Klokov, Leonardo Coelho de Souza, Alfa de Oliveira, Jonas Arraes. Arthur Alves, Ana Maria Santos, Coral do Conservatório Carlos Gomes e outros, da mesma importância e talento.
José Wilson Malheiros (este é meu nome artístico, para não confundir com meu pai).
Possuo seis livros publicados e mais alguns inéditos, todos versando sobre poesia, romance, musicologia, Direito.
Sou parceiro letrista de Wilson Fonseca, Altino Pimenta, Serguei Firsanov, Vicente Fonseca, Octacílio Amaral e outros.Como compositor tenho cerca de 200 composições musicais, de diversos gêneros, tais como canto, trios, quartetos (de sopro e de corda), canto coral, decetos, sextetos, nonetos, piano solo etc.
Minha condição de compositor foi amplamente reconhecida pelo Governo do Estado do Pará, que lançou, em 2003, um CD com minhas composições, no Projeto Uirapuru, o Canto da Amazônia, sendo o CD número 12 da coleção, que iniciou com seu pai, Wilson Fonseca, que foi o número 1.
O lançamento desse CD foi em noite solene, no Teatro da Paz, Belém Pará.
Tenho composições minhas executadas em Belém e no sul do país.Venho recebendo elogios inclusive do exterior a respeito de meu primeiro CD.
Sou Ex-Regente e um dos diretores do Coral do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, nesta capital.
Tornei-me parceiro de meu pai, por escolha dele próprio, na autoria do hino da UNAMA, hino da OAB-Pa., na Cantata Nazarena (sobre o Círio de Nazaré), na ópera popular Amazônica Vitória Régia, um Amor Cabano, da qual fiz o libreto.
Participei como jurado de diversos festivais.
Faço parte da terceira geração dos Fonseca (hoje já na quarta) que se dedica à música e, no dizer de Vicente Salles, minha obra mostra “a incrível vitalidade da música produzida pelo clã dos Fonseca, de Santarém” - na apresentação do meu CD antes citado.
A foto aí de cima é a mnha família!

Nenhum comentário: