Powered By Blogger

10/16/2007

Círio de Nazaré em São Paulo

Como ocorre todos os anos, desde 1968, foi realizado em São Paulo, bairro do Sumaré, mais um tradicional Círio de Nazaré. A procissão do Círio repete a tradição paraense. Uma berlinda onde é alojada a Virgem de Nazaré, protegida por cordeiros e precedida por uma banda de música e bandeiras do Pará e São Paulo.
Missa e festa pagã - Na igreja de Nossa Senhora de Fátima foi realizada a missa do Círio com a participação de milhares de devotos paraenses e de outros estados. A missa com duração de uma hora terminou por volta das 13 horas. Após o culto a imagem da santa foi transladada para o pátio da igreja onde foi saudada pelo publico ente salvas de palmas, rojões e cânticos religiosos.
No mesmo pátio dezenas de barracas serviam as tradicionais iguarias paraenses, desde o açaí, tacacá, maniçoba, vatapá, caruru e quase todos os tipos conhecidos de sucos regionais do Pará.
Outros círios paulistas - Na próxima semana, domingo, 21 de Outubro, pela primeira vez, a paróquia de Nossa Aparecida, na Vila Carioca, Ipiranga, também realizará o Círio de Nossa Senhora de Nazaré. O idealizador foi o paraense padre Renato (011-6163-6823).
A cidade de Nazaré Paulista, 90 quilômetros de São Paulo, Rodovia D. Pedro 1, realiza também seu Círio de Nazaré. O primeiro Círio realizado nesta cidade ocorreu ano passado, mês de setembro. Neste ano, todavia será promovido no dia 21 de novembro, dia do aniversário de fundação da cidade, um Procissão Fluvial de Nossa Senhora de Nazaré padroeira da cidade.

_____________
Alfredo Ramos

Nenhum comentário: