Powered By Blogger

10/16/2007

Belém ganha Bondinho

Foto: Cristino Martins
Fogos de artifício, coral com funcionários da CTBel e a Banda da Guarda Municipal de Belém, completaram a festa de inauguração do Bondinho de Belém na estação Gumercindo Rodrigues, em frente a Praça Dom Pedro II, no centro de Belém. O prefeito Duciomar Costa entrega à cidade mais um diferencial turístico, que ainda traz o conceito de preservação ambiental, pois será movido a biodiesel. Com a presença de autoridades convidadas, o prefeito cortou a fita de inauguração e oficializou a primeira viagem do Bondinho. “Precisamos e temos que resgatar a história de Belém. Sinto a obrigação de oferecer isso para a população belenense que agora terá mais uma opção turística”, disse o prefeito Duciomar Costa.
Na ocasião, o poeta paraense Alonso Rocha, recitou sobre o Bondinho e convidou o prefeito para dar a partida no transporte. Ao som da banda da guarda e fogos de artifício, a primeira viagem contou com autoridades políticas e populares.“Isso resgata a cultura e o passado de Belém. Aproveitei para passear com meu neto”, disse Antônio Fernando, 46 anos. O trajeto do bondinho tem aproximadamente dois quilômetros, segundo Janari Almeida, coordenador do projeto, deve ser realizada em 30 minutos, a uma velocidade média de 10 a 15 quilômetros por hora, a mesma do antigo sistema elétrico. A princípio, o bonde vai fazer o percurso turístico aos domingos e feriados, mas a Companhia de Transportes do Município de Belém (CTBel) estuda a regulamentação do transporte para fazer funcioná-lo também aos sábados.
O prefeito Duciomar Costa e Janari Almeida, desenvolveram, junto com Itacy Caldas e o engenheiro mecânico Miguel Alexandre, o novo sistema a biodiesel, que vai fazer o bonde circular com capacidade para 45 passageiros. 'É um atrativo a mais para a cidade, complementando a beleza do centro histórico e se transformando em um diferencial', destacou o prefeito.“Creio que no percurso do Bondinho o turismo aumente. É um local com bonitos prédios históricos”, disse Enilsa Lago, de 72 anos, que prestigiou a primeira viagem do Bondinho.
Para Heitor Pinheiro, presidente da Fumbel, o bondinho serve como uma interação entre a população e a história de Belém através de seus prédios antigos. “O Bondinho é uma grande contribuição para o processo de educação patrimonial permanente”, disse Heitor Pinheiro.Um trabalho de trânsito será realizado pela CTBel para que os veículos que circulam pelo centro se acostumem com a passagem do bondinho. “A princípio ele irá funcionar aos domingos e feriados, mas precisamos fazer estas orientações aos motoristas”, ressaltou Heitor.
A gerência e administração do Bondinho de Belém será compartilhada pela Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), Coordenadoria de Turismo de Belém (Belemtur) e CTBel. O bondinho terá um guia turístico e um educador de trânsito, que se dividirão nas tarefas de destacar os pontos turísticos do trajeto e a educação para o trânsito. O preço da passagem foi fixado em R$ 1,00, mas vai ser aceita a meia-passagem estudantil e o passe fácil dos idosos.
O prefeito Duciomar Costa devolveu a nostalgia do início do século passado. É a tradição e a modernidade pelos trilhos de Belém.

____________
Liandro Brito

Nenhum comentário: