Powered By Blogger

9/13/2007


PIZZA CARA
Não se assuste. Desde o inicio da última legislatura em 2003 até o presente momento, o Congresso Nacional instalou 21 CPIs – Comissões Parlamentares de Inquéritos. Dez na Câmara Federal, três no Senado e oito mistas que gastaram nada mais, nada menos, que R$ 6,4 milhões. Os custos com as CPIs incluem passagens aéreas e hospedagens para os depoentes; custos com diligências da comissão; consultorias e auditorias e materiais de escritório. O que mais pesa numa CPI é o valor das passagens aéreas para os depoentes que representam 81% da despesa total das CPIs realizadas nos últimos cinco anos. Outro gasto elevado, segundo os parlamentares, é com auditorias e consultorias. O pior de tudo isso, é que, além de gastarem o dinheiro do povo, as CPIs, no final, se transformam em enormes Pizzas, onde a população não é convidada para degustá-las. Assim é cruel, assim não dá para engolir. Fica a pergunta no ar. O que tu queres que eu faça?

TEMPORAL
A prefeita Maria do Carmo (PT), não perdeu tempo. Após o temporal que castigou Santarém na última sexta-feira (07), entrou imediatamente em contato com a governadora Ana Júlia Carepa, no sentido de conseguir recursos para montar em nossa cidade, um núcleo de meteorologia, com o objetivo de prever a chegada dos sinistros impostos pela natureza, evitando maiores transtornos, principalmente para a população dos bairros periféricos e proprietários de embarcações. Santarém, que está geograficamente entre Belém e Manaus, depende de informações do Infraero das duas capitais. Agora é ficar torcendo para não acontecer a exemplo do ano passado, que em plena festa do Sairé, fomos surpreendidos por um vendaval semelhante, causando o adiamento da disputa dos Botos para outra data.

IMPORTANTE
A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), através da Divisão de Vigilância Sanitária, realizou nos dias 11 e 12 de setembro, no auditório do Centro de Controle de Zoonoses, um curso para manipuladores de alimentos. O curso foi realizado pela manhã e tarde, mais de 100 manipuladores de alimentos que comercializam em Santarém, participaram e receberam as devidas orientações. Segundo o secretário de saúde, Emannuel Silva, a preocupação com a manipulação de alimentos é uma medida preventiva contra eventuais distúrbios intestinais. O treinamento para os profissionais de Alter do Chão, foi realizado pela Divisa, no final do mês passado.

ESTADO DO TAPAJÓS
O deputado federal Lira Maia (DEM-PA), está organizando juntamente com o Movimento pelo Plebiscito e Criação do estado do Tapajós, para os dias 18, 19 e 20 de setembro, na Câmara dos Deputados em Brasília, uma reunião com a finalidade de mobilizar os Membros da Câmara dos Deputados visando a inclusão na pauta de votação do PDC No. 731 de 2000, no Senado Federal, “que convoca plebiscito sobre a criação do Estado do Tapajós”, definindo as diretrizes e o cronograma de trabalho em prol da criação do Estado do Tapajós. A reunião acontece de 09 às 13 horas, no Plenário 04 do Anexo II da Câmara dos Deputados.

SAIRÉ 2007
Vai ser acirrada este ano a disputa entre os Botos Cor de Rosa e Tucuxi. O Cor de Rosa vai apresentar o tema “Amazônia, pátria cabocla”, mobilizando cerca de 900 integrantes nos dois dias de apresentação. No primeiro dia, apresentarão a Amazônia como berço da vida, destacando a biodiversidade e a importância do seu povo. No segundo, a Amazônia folclórica, abordando o lado cultural e místico da floresta. Edy Lopes é o coordenador da Comissão de Arte do Boto Cor de Rosa. O Boto Tucuxi, atual campeão, levará para o Sairódromo 2 mil pessoas, com o tema “Apologia cabocla”. Na primeira noite vai destacar a preservação do meio ambiente, na segunda, a mesma linha dando ênfase aos nossos rios e as conseqüências do aquecimento global, cujo principal responsável é o próprio homem. Helton Campos, artista plástico é cenógrafo do Boto Tucuxi. As duas agremiações folclóricas serão avaliadas pelos jurados em oito quisitos que devem compor as apresentações. Que vença o melhor.

ZOOLÓGICO
A Faculdade Integrada do Tapajós (FIT), inaugura no próximo dia 22 deste mês, às 10 horas da manhã, o Jardim Zoológico de Santarém, conhecido como Zoofit. O parque de 146 hectares, localizado à margem do igarapé Irurá, a 15 minutos do centro da cidade, entre os bairros da Matinha e Amparo, abrigará mais de 400 animais de 30 espécies diferentes. O projeto nasceu há 10 anos dentro do curso de biologia. A universidade servia de casa para muitos animais encontrados em situação de abandono pela própria população, feridas ou apreendidas pelo Ibama. O objetivo do Zoológico é promover a preservação da fauna amazônica e fomentar a pesquisa nesta área, comentou o biólogo Sidcley Matos, diretor do Zoofit. No primeiro dia de funcionamento, a entrada será gratuita. Parabéns ao amigo Hélvio Arruda, pela brilhante vitória.

MOTINHAS ▬▬▬▬▬▬▬

O deputado estadual Alexandre Von (PSDB), um dos grandes incentivadores pela criação do Estado do Tapajós, deve participar da reunião em Brasília, nos dias 18, 19 e 20 de setembro, com o presidente da Câmara dos Deputados, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), para definir a estratégia da votação do plebiscito. ●●● A baiana Margareth Menezes volta a cantar na festa do Sairé. Quer apagar a péssima imagem deixada aqui em 2005, quando fez um show relâmpago, deixando uma multidão a ver navios. ●●● Faleceu no último Domingo em Belém, meu amigo José Alencar, proprietários das casas noturnas Lapinha e Bolero. Alencar me incentivou a entrar na política em 1982. Perdi um grande e velho amigo. Alencar, que Deus te proteja. Obrigado por tudo. ●●● Dia 25 de outubro, o Grupo Mônaco trará para Santarém o técnico da seleção portuguesa de futebol, Luiz Felipe Scolari. Ele vem para a inauguração da maior concessionária Honda do País. O lojão vai atender um mercado de mais de 1 milhão de habitantes em nossa região. ●●● Dia 1º de outubro, vai sair o edital para o concurso da Policia Rodoviária Federal. Das 360 vagas, 194 serão para o Estado do Pará. Um número grande de aprovados devem trabalhar na BR-163, Santarém-Cuiabá. ●●● Vereador Henderson Pinto (DEM), destacou o trabalho do Projeto Sorriso Brasil, realizado em Santarém, que cadastrou 205 pessoas, compareceram 194 e 57 crianças e adolescentes foram operados com problemas de lábio leporino. ●●● Jota Ninos informa, que após a recente definição de juizes titulares na Comarca de Santarém, ocorreram novas mudanças no quadro de magistrados. Das 10 varas existentes, 06 tem titulares e 04 tem juizes substitutos. ●●● Rio Norte Veículos, a sua concessionária Chevrolet em Santarém. Av. Mendonça Furtado 3064 Fone (093) 3064 9000. ●●● Nesta Sexta-feira tem a tradicional Seresta no Fluminense com o maestro José Maria Alho. Imperdível. XX Vice-governador Odair Corrêa, Djalma Amazonas, Kiba Mota, Edson Corrêa, vieram de Belém, prestigiar a Festa do Sairé. ●●● Tornearia Morenão. Av. Mendonça Furtado 2943 Fone (093) 3523 2243. ●●● José Ronaldo Campos, Raimundo Brasil, Geraldo Sirotheau, Floriano, Rubinho, Lau, Paulo Roberto e demais amigos, estão curtindo a Festa do Sairé, acompanhados de muitas loiras geladas (Nova Schin). ●●● Fui.

NOTA SOCIAL
Sra. Maria do Rosário Pereira Alves, filhas e netos, comemorando em grande estilo, a passagem dos seus 78 anos de vida. Parabéns.

Nenhum comentário: