Powered By Blogger

9/30/2007

Cotijuba vai produzir açaí de alta qualidade


A Administração Regional do Outeiro em parceria com o Fundo Ver-O-Sol e o apoio da Embrapa Amazônia Oriental se apresta para produzir açaí de qualidade superior. O anúncio foi feito nessa quarta-feira/25, num encontro ao ar livre na própria ilha – em frente à nova sede da nova subagência distrital – que reuniu técnicos da Embrapa, o administrador regional do Outeiro, Elinaldo Ferreira, alguns funcionários da AROUT, líderes locais e a comunidade.
Nas apresentações, Elinaldo Ferreira disse que o projeto baseado num estudo das pesquisadores Maria do Socorro Padilha de Oliveira e João Tomé de Farias Neto prevê o cultivo do Açaizeiro para produção de frutos em terra firme, de modo a proporcionar a todo, renda e uma vida melhor, metas da administração Duciomar Costa.
Anteriormente, técnicos da Embrapa a pedido do Fundo Ver-O-SOL, realizaram um estudo das condições do solo de Cotijuba e chegaram à conclusão de que ele se adapta perfeitamente às condições e exigências do projeto que recebeu o nome de cultivar BRS-Pará.
Trata-se do cultivo do Açaizeiro em área não inferior a um hectare, que num futuro poderá proporcionar aos cultivadores um açaí de alta qualidade e conseqüentemente, maior renda.
Extrativismo - De acordo com as agrônomas Amanda Maria Diógenes Ferreira. Ana Cristina Brito e Rissandréia Dantas de Vasconcelos, da Embrapa, autoras e que apresentadoreas d o projeto, o Açaizeiro – cujo nome científico é Euterpe oleracea Mart.- palmeira nativa da Amazônia, destaca-se entre os diversos recursos vegetais,
pela abundância e produção de um importante alimento para as populações locais, além de se constituir na principal fonte de matéria-prima para a agroindústria de palmito no Brasil. Sua maior concentração natural ocorre em áreas de várzeas e igapós do estuário amazônico, sendo estimada em hum milhão de hectares e, de forma mais rara, em florestas
de terra firme”.
Mais: “A produção de frutos, que provinha quase que exclusivamente do extrativismo, a partir da década de 1990, passou a ser obtida também de açaizais nativos manejados e de cultivos realizados em áreas de várzea e de terra firme, em sistemas solteiros e consorciados. Entretanto, essa expansão ocorreu com uso de sementes de origem genética desconhecida, resultando em plantios heterogêneos quanto à produtividade e qualidade dos frutos, haja vista, que até pouco tempo, não existia campo de produção de sementes e ou mudas estabelecido de matrizes selecionadas de açaizeiro para frutos, segundo os padrões técnicos para produção de sementes certificadas.
E concluíram: “Na tentativa de solucionar esse problema, a Embrapa Amazônia Oriental praticou seleção fenotípica em plantas da Coleção de Germoplasma de Açaizeiro e obteve a cultivar “BRS-Pará”, a primeira selecionada para as condições de terra firme, que apresenta bons níveis de produtividade de frutos (10 t/ha/ano) e rendimento de polpa (15% a 25%)”
Além disso, elas explicaram que os interessados terão o apoio técnico e acompanhamento não apenas do Fundo Ver-O-Sol como também das técnicas da Embrapa desde o plantio até a colheita. Os presentes – notadamente os produtores de açaí - se entusiasmaram a novidade e assediaram as técnicas em busca de maiores informações e esclarecimentos.
Aprovação – A apresentação do projeto foi visivelmente aprovada. O microempresário João Durval Ozório, presidente da Associação Comercial da Ilha de Cotijuba, e proprietário da Pousada Farol da Rádio Propaganda Farol – a rádioppouklar de Cotijuba - disse que o Projeto Açaí de Boa Qualidade é um presente da Prefeitura para Cotijuba: ....”veio em boa hora, haja vista, que a maioria dos filiados à associação comercial é constituída de pequenos comerciantes que trabalham com açaí. Podem contar comigo, com a minha entidade e com o meu veóculo de comunicação”.
Pro Jovem - Foram disponibilizadas 100 Vagas aos Moradores aa ilha , E Já naquele momento, enquanto acontecia a reunião, foram feitas mais de 50 inscrições jovens de 18 a 29 Anos. cuja coordenação ficou com Marinete de Freitas Corrêa,em parceria com a AROUT.
Pro Jovem – No final do encontro Marinete de Freitas Corrêa do “Pro Jovem” fez uma explanação dos objetivos do programa que está instalando um núcleo em Cotijuba, oferecendo 100 vagas para jovens de 18 a 28 anos.

­­­­­­­▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

Nenhum comentário: