Powered By Blogger

12/20/2006

Prefeitura de Belém realiza Auto de Natal de Icoaraci


Um coral adulto composto de cem vozes e um infantil de 30 vozes vão contar a história do nascimento do menino Jesus, de forma regionalizada, no Distrito de Icoaraci. Será o Primeiro Auto de Natal de Icoaraci a ser realizado no dia 22 de dezembro, às 19h, no estacionamento da orla, promovido pela Prefeitura de Belém, através da Agência distrital, que montou um palco especial para a realização do evento.
Roteiro - A história do nascimento de Cristo será contada por dois amigos, Mig e Ton, dois meninos de rua, interpretados por crianças que fazem parte do projeto de responsabilidade social da Agência Distrital , Som&Riso, que atende menores em situação de risco social que atuavam na feira da oito de maio e na orla do Distrito. No projeto eles aprendem a tocar instrumentos como flauta doce e violão. Ano que vem eles passarão a aprender a tocar violino.
Na Cantata intitulada Natal Brasileiro, Maria e José, que se chamam Maria das Graças e José Raimundo, nomes comuns na região, vêm de Manaus fugindo da miséria e aportam em Belém, onde acontecerá o nascimento do menino Jesus. Aqui, eles encontram outros retirantes e vão morar com catadores de papel, onde acontece o nascimento no dia de Natal. Em vez de uma manjedoura, Cristo nasce em um depósito de papel.
Os Magos - Os três reis magos serão gaúchos caracterizados com a indumentária característica do Rio Grande do Sul e os pastores serão representados como retirantes nordestinos. ‘Nós optamos por fazer uma cantata regional para aproximar essa história universal da nossa realidade e criar uma identificação maior com o público” informou o maestro Augusto Souto, que coordena uma equipe de cerca de 150 pessoas envolvidas na realização do evento.
O encerramento será com todos cantando 'Noite feliz' canção foi composta pelos autríacos Franz Gruber e Joseph Mohr, no início do século XIX. Gruber era organista e professor da escola da cidade de Oberndorf; e Mohr o sacerdote assistente da Igreja de São Nicolau. 'Noite feliz' foi executado pela primeira vez no Natal de 1818, e, desde então, a música conquista cidadãos do mundo inteiro.
Ensaios - Os dois corais ensaiam há cerca de dois meses de forma intensiva, e serão regidos pela professora de canto, Lúcilia Flexa. O coral adulto recebeu aulas de técnica vocal e impostação de voz para poder interpretar as canções do Auto de Natal. O coral é formado por pessoas simples como Raimunda do Carmo de Vilhena, de 62 anos, que pela primeira vez participa de um evento dessa natureza.
Ela disse que se surpreendeu com as aulas. “A gente a prende como utilizar a voz diferente do dia-a-dia. Isso engrandece a gente e faz bem até pra saúde”, acredita ela. O autônomo Edson do Vale, 37, será um dos tenores do coral. Ele também participa pela primeira vez de um coral e disse que é uma experiência engrandecedora. “Esse aprendizado vai ajudar no meu trabalho como cantor de barzinho, onde eu me apresento nos finais de semana para melhorar a renda”, disse.

________________
Ronaldo Quadros

♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦

N. da R
– Apesar dão esforço e da boa vontade do “subprefeito” José Croelhas e do seu Assessor de Imprensa, jornalista Ronaldo Quadros – futuro doutor: está fazendo põs-graduaçao! - devemos nos ater à verdade dos fatos. Esse belo evento que será apresentado na sexta-feira/21, não é inédito.
Na realidade, o primeiro Auto de Natal foi realizado nesse mesmo período, - ou seja, na semana do Natal -, no primeiro ano da administração Hélio Gueiros em 1983, com o apoio do Grupo de Teatro Amador/Gruta, dirigido pelo ator e diretor Henrique da Paz, por sinal filho da terra e meu vizinho por muito tempo, aqui na Travessa Itaboraí. Foi na Praça da Matriz. Uma bela noite com muita luz e que reuniu grande número de expectadores..
O Auto de Natal de 1983, talvez não tenha tido a pompa do que vai ser apresentado no estacionamento da orla que reunirá 150 participantes da comunidade, mas foi um bela apresentação. O vice-prefeito de antanho, Aldebaro Klautau, esteve presente. O administrador de Icoaraci era o vereador Rocimar Santos.
Portanto. Icoaraci terá a segunda apresentação de um Auto de Natal na sua história.
Todos devem prestigiar o Auto de Natal de Icoaraci/2006.

Nenhum comentário: