Powered By Blogger

12/06/2006

Comenda da OAB-Pa valoriza a cultura jurídica paraense

Daniel Coelho de Souza





Preocupada em escrever a história da OAB no Pará, homenageando os grandes vultos da advocacia local e estimulando a cultura jurídica no Estado, a Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Pará (OAB-PA) instituiu, nos moldes da Medalha Rui Barbosa do Conselho Federal, o Prêmio Medalha Daniel Coelho de Souza, cunhada em ouro com a esfinge do homenageado em uma de seus lados, para homenagear a memória de um dos mais brilhantes advogados paraenses e brasileiros: o jurista, advogado e professor Daniel Coelho de Souza.
Na próxima quinta-feira (7), o advogado Clóvis Cunha da Gama Malcher e os ex-presidentes da Seccional da OAB serão agraciados com a medalha, entregue pela primeira vez. Com o gesto, a OAB do Pará presta uma distinta homenagem aos advogados, destacando, assim, seu trabalho em prol da causa jurídica, do Direito e da classe dos advogados. A outorga das medalhas acontecerá em sessão solene presidida por Ophir Cavalcante Junior.
Daniel Coelho de Souza foi professor catedrático da Universidade Federal do Pará (UFPA) e reitor desta universidade, e seu livro “Introdução à Ciência do Direito”, ainda é considerado um marco no estudo jurídico nacional e internacional. Nunca deixou de exercer a Advocacia, a sua grande paixão, desde 1937. O advogado foi também presidente da OAB-PA entre os anos de 1964 e 1967, os primeiros anos da ditadura militar no país. A importância do trabalho de Coelho de Souza para o nosso Estado obteve inúmeros reconhecimentos, tendo sido ele um dos 10 mais votados na eleição para o “Paraense do Século”, no final do século XX.
Mais dois momentos marcarão a solenidade, que certamente reunirá grandes expoentes do judiciário paraense: o lançamento do I Prêmio Daniel Coelho de Souza de Monografias Jurídicas para estudantes e recém-graduados em Direito - numa promoção do Escritório Coelho de Souza -, e a presença de José Roberto Batochio, ex-presidente nacional da OAB, que fará a palestra sobre “Reforma Política, Justiça e Perspectivas de Desenvolvimento”.

_____________
Rosana Maciel

Nenhum comentário: