Powered By Blogger

11/15/2006

Icoaraci celebra o 54° Círio de N.Sª das Graças


Com o tema “Maria, ensina teu povo a rezar como Jesus nos ensinou” a comunidade católica de Icoaraci celebra mais um Círio de Nossa Senhora das Graças, o 54º de sua história, no próximo dia 26 de novembro.
Aos 54 anos de devoção mariana, reverenciando Maria, a Senhora Medianeira de Todas as Graças, o povo católico do Distrito de Icoaraci manifesta-se em agradecimento à tantas bênçãos e graças recebidas por intercessão da Mãe do Filho de Deus.
Pela sexta vez à frente da coordenação geral do Círio de Icoaraci, o empresário Reginaldo Garcia Pena não esconde a satisfação de estar mais uma vez no comando da nossa maior festa religiosa. “É realmente uma honra e uma satisfação estarmos coordenando mais um Círio de Nossa Senhora das Graças. É claro que as dificuldades são muitas, mas graças a nossa diretoria e aos nossos colaboradores, sempre conseguimos superar essas dificuldades e atingir nossos objetivos que é realizar um evento voltado a atender os anseios do nosso povo”.
Reginaldo explica que o tema deste ano “Maria, ensina teu povo a rezar como Jesus nos ensinou” quer levar o povo a fazer uma reflexão sobre o Pai Nosso, oração que o Senhor nos ensinou como necessidade vital na vida do cristão e batizado. “Ao dizer Pai Nosso, invocamos a Nova Aliança em Jesus Cristo, comunhão com a Santíssima Trindade e a Caridade Divina, que se estende pela Igreja a toda dimensão do mundo”.
O coordenador lembra ainda que o Pai Nosso contempla sete pedidos, sendo que os três primeiros falam da Glória do Pai: a santificação do seu nome, a vinda do Reino e o cumprimento da vontade de Deus. Os quatro últimos apresentam os nossos desejos concernentes à vida, para nutri-la ou curá-la do pecado e se relaciona com nosso combate, visando à vitória do bem sobre o mal.
Preparativos – Reginaldo Pena explica que o Círio 2006 foi preparado para ser um grande evento de evangelização, começando com a organização das equipes de trabalho, presidida pelos dois Párocos Raimundo Possidônio da Mata (Padre Cid) e George Jenner Evangelista, das paróquias-irmãs São João Batista e Nossa Senhora de Fátima. “O trabalho preparatório iniciou em março e até a fase final alguns eventos já foram realizados”, explicou Reginaldo.
Redação – Os meses marcantes de intensificação dos preparativos começaram em setembro quando foi realizado o concurso de redação com alunos de 5 a 8ª série. Este ano foi vencedora a aluna Beatriz de Souza, da Escola São João Batista.
Peregrinações – De dois de outubro a 23 de novembro começam as peregrinações da imagem da santa nas escolas de Icoaraci. Ao todo devem ser visitadas 33 escolas. De 13 a 19 de novembro acontece a peregrinação em 12 comunidades e nas instituições públicas e privadas.
Imagens – Este ano, segundo informa Reginaldo Pena, foram distribuídas cerca de 180 imagens de N. Sª das Graças, durante a “Missa do Envio”, nas Paróquias de São João Batista e Nossa Senhora de Fátima.
No dia 24 de novembro (sexta-feira) acontece a Missa de Encerramento das Peregrinações nas escolas, pela manhã na Igreja Matriz, Missa do Retorno das Imagens, carreata para a Paróquia de Fátima e inauguração da iluminação da Igreja-Matriz.
No dia 25 (sábado) acontece a Missa e a trasladação da imagem de Nossa Senhora das Graças, saindo da Matriz de Nossa Senhora de Fátima para a Capela de São Sebastião, com a Santa recendo inúmeras homenagens.
No dia 26 acontece a Missa e Romaria do Círio, num percurso aproximado de quatro horas até a Igreja Matriz. Na chegada acontece a Missa Solene celebrada peloo Arcebispo de Belém, D. Orani João Tempesta.
No segundo domingo do Círio (03/12) acontece o Círio das Crianças com a participação dos grupos infantis das paróquias, dos alunos das escolas, e da comunidade. O encontro dos jovens será no dia 10 de dezembro com o tema “Maria, Modelo de oração para os jovens”, reunindo a comunidade jovem no salão Dom Vicente Zico.
Corda – A tradicional corda do Círio deste ano vem de uma fábrica da Bahia, a mesma que confeccionou a corda do Círio de Nossa Senhora de Nazaré. Mede 220 m de comprimento com 2 polegadas de espessura.
Berlinda – A decoração da berlinda da trasladação é de responsabilidade do decorador Zé Barata, que também decora as Igrejas Matriz, de Fátima e de São Sebastião. A berlinda da Santa, no dia do Círio, será decorada com flores vermelho e branco, vindas de São Paulo, doadas pelo senhor Rufino (Rufino’s Recepções), que também fará a decoração.
Matriz – Reginaldo revela que houve uma reforma na pintura da Igreja-Matriz, na iluminação, bem como a confecção dos arcos, consumindo cerca de 10 mil reais, em recursos próprios.
Fogos – Os tradicionais fogos custaram aos cofres da coordenação, nove mil reais. Serão utilizados durante o quinzenário e na última noite. Foram confeccionados pelo renomado Manoel Fogueteiro.
Festa Profana - O coordenador geral do Círio de Icoaraci, Reginaldo Pena, enfatiza que, além da programação litúrgico-religiosa, o povo terá uma programação elaborada todas as noites na Barraca da Santa, com apresentações culturais variadas, além de um cardápio com pratos regionais. Essa programação, segundo Reginaldo Pena, tem renda revertida às obras sociais desenvolvidas pela paróquia. Mais uma vez os brinquedos do arraial são de responsabilidade do Ita Center Parque.
O quinzenário das festividades vai até o dia 11 de dezembro, quando acontece a Missa de encerramento e a romaria do Recírio, que conduz a imagem da Santa de volta ao Colégio Nossa Senhora de Lourdes.
Saudação - Reginaldo faz questão de observar que em 54 anos de tradição, apenas uma coisa não sofreu mutação: a fé, a religiosidade da família icoaraciense, que a cada ano se renova na caminhada de evangelização. “É tão bonita a participação do povo, que todos os anos no 4° domingo de novembro, caminha com a Virgem das Graças pelas ruas de Icoaraci. Os romeiros vêm de longe para homenageá-la e agradecer e pedir a sua intercessão junto ao seu filho amado. Por isso eu desejo a todos um feliz e abençoado Círio”, finalizou Reginaldo Pena.
_______________
Messias Lyra
* Com a colaboração de Cláudio Croelhas

Nenhum comentário: