Powered By Blogger

10/14/2006

Projetos de Meliponicultura em Cotijuba


A Prefeitura Municipal de Belém, através do Fundo para Geração de Emprego e Renda Ver-o-Sol, realiza nesta segunda-feira (16), às 10:30h, reunião aberta para a comunidade de Cotijuba. Na ocasião será discutido a implantação dos Projetos de Meliponicultura, Farmácia Nativa e Farma-Horto, na ilha. A reunião acontece no hall da Igreja Assembléia de Deus, na Rua Manoel Barata, s/n.
O Farmácia Nativa é um projeto que promove cursos que ensinam a produzir medicamentos naturais, com finalidade de gerar emprego e renda. São treinamentos feitos pelo Fundo Ver-o-Sol para a fabricação, cultivo e manipulação de ervas, ou seja, tem o objetivo de promover, qualificar e desenvolver conhecimentos, ensinando a cultivar, produzir, acondicionar e comercializar medicamentos fitoterápicos.
Já o Farma-Horto tem a meta de promover, qualificar e desenvolver empreendedores para o cultivo de plantas medicinais extraídas do meio ambiente dessa comunidade, que a partir de suas reproduções, serão usadas na produção de medicamentos fitoterápicos, com vistas ao comércio exterior, exportando principalmente para os países europeus e o mercado japonês. O projeto ensina, através de oficinas, desde como fazer o plantio até a coleta ou extração das ervas. Meliponicultura- Outro projeto a ser discutido na reunião será o Projeto de Meliponicultura, já implementado em Mosqueiro, no assentamento Mártires de Abril, que consiste na criação de abelhas indígenas sem ferrão. Os resultados esperados para o final de 2007 são de 60 famílias meliponicultoras no projeto.
Em Cotijuba já existem 25 famílias inscritas. A reunião será para determinar o local onde serão implantados os projetos, além de divulgar informações mais claras e assim, obter maior participação dos moradores da ilha.
A reunião é uma realização da Prefeitura Municipal de Belém, Fundo Ver-o-Sol e Administração Regional do Outeiro.

___________
Vanda Amora

Nenhum comentário: