Powered By Blogger

8/26/2006

Telma, Contadora


Logo mais às 19 h, no Salão Atlântico Sul, do Hotel Sagres – um dos mais chiques da cidade – a senhora Telma Maria Sebastiana Menezes da Silva, a minha Telma Menezes, estará recebendo das mãos do Senhor Roberto Marques de Souza Rodrigues, diretor executivo da Faculdade de Estudos Avançados do Para (FEAPA) o grau de Bacharela em Ciências Contábeis, culminando com um esforço de quase cinco anos.
Telma integra uma turma de 41 alunos que a partir de agora ingressa na vida profissional.
Telma mereceu esse galardão.
Ao concluir o curso de Técnico em Administração pelo antigo Colégio Estadual Avertano Rocha (Icoaraci), tentou o vestibular. Não deu.
Dois anos após tentou novamente. Também não deu.
Ingressou na vida profissional exatamente num escritório de Contabilidade, onde aprendeu todo o bê-á-bá da profissão.
Posteriormente transferiu-se para um outro escritório onde, praticamente, consolidou a profissão.
Porém faltava a técnica superior e o grau.
Fez um novo vestibular. Foi traída por uma prova perversa.
Preparou-se mais uma vez.
Surgiu uma nova faculdade em Belém. Telma se inscreveu no vestibular. Dessa feita conseguiu a sua vaga que foi festejada não apenas por mim, mas todos os parentes e amigos.
Começou o sufoco. Aulas todos os dias, provas, trabalhos, experiências, pesquisas, exigências naturais de uma grande escola superior voltada para o presente com olhos no futuro, de acordo com o pensamento de seu criador, Roberto Rodrigues.
Finalmente os dois últimos semestres, estágio e o TCC - Fluxo de Caixa como Ferramenta de Gestão às Microempresas, que deu muito trabalho e que foi brilhantemente defendido - e a colação de grau. A consublimação, a recompensa de todo o sacrifício, das lágrimas, da ansiedade e das dores de cabeça.
Roberto Rodrigues pensou em criar uma escola superior que pudesse gerar e disseminar o conhecimento científico, tecnológico e cultural, visando à formação de profissionais empreendedores, éticos, críticos e comprometidos com o bem estar social e o desenvolvimento sustentável da Amazônia.
Telma e os seus colegas participaram (e participam) desta realidade.
Mercúrio deve estar feliz.
Mercúrio, um deus da mitologia romana, filho de Júpiter,- o mensageiro de todos os deuses, em razão de sua grande agilidade, simbolizadas pelas duas asas que ladeiam seu capacete e de dispor da confiança da máxima divindade. Além disso, Mercúrio era tido como o deus inventor da Escrita Contábil e, portanto, patrono da Contabilidade - certamente guiará e protegerá a sua nova pupila.
Ela, por sua vez, saberá honrar o caduceu - bastão de ouro que Mercúrio usava, - essa figura acima que abre este texto - e tal como o patrono, proteger as riquezas com a sabedoria adquirida, razão e com ética.
Eu fui citado no TCC da Telma, já que fui sempre presente, a acompanhei e torci por ela nesses quatro anos.
Ela não esqueceu
Sinto-me muito orgulhoso e gratificado.
E, em nome da nova Contadora - que receberá o seu grau dentro de algumas horas-, manifesto publicamente o reconhecimento e os agradecimentos, não apenas da Telma, mas de toda a família, pelo esforço, paciência; sobretudo pelo empenho, interesse e dedicação dos seus Mestres.
Primeiramente ao Professor, Doutor e Mestre Dr. Msc. Koki Ono, presidente do Colegiado de Ciências Contábeis da FEAPA e seu orientador de TCC – o melhor presente que a Universidade de São Paulo deu a Belém do Pará/via FEAPA -; e aos professores do Colegiado: Msc. Dinaldo do Nascimento Araújo; Msc. Gesson José Mendes Lima; Esp. Irani de Fátima Silva Contente; Msc. Manoel Raimundo Santana de Farias; Msc. Maria Cristina Bessa de Brito Coelho; Esp. Petrônio Lauro Teixeira Potiguar JuniorEsp. Ticiante Lima dos Santos e Esp. Tatiana Fabricia Vasconcelos Pinheiro da Silva.
Agora Telma pode dizer com o apóstolo dias antes de se encontrar com o Criador. Combati o bom combate, acabei a carreira e guardei a fé (II Timóteo – Capítulo 4, Versículo 7).
Mas, para Telma, a carreira não acabou. Agora que começou.
Que mais posso dizer para Telma, senão, que você exerça a sua profissão com responsabilidade e transparência, respeitando as normas éticas e os interesses coletivos, em defesa da eqüidade e da justiça, na apuração correta da distribuição da riqueza, concorrendo para que o seu trabalho possa ser um instrumento de controle e orientação útil e eficaz para o desenvolvimento da sociedade e o progresso do país, - tal qual o juramento que prestará diante da sociedade.
Eu sei que fará tudo isso.
Eu a comunidade de Icoaraci confiamos em você.
Como sempre.

Parabéns Telma

Nenhum comentário: