Powered By Blogger

6/30/2006

Escola Bosque retoma papel de referência em educação ambiental
















Fotos: Waldemar Carvalho


Uma grande festa marcou a entrega das obras de revitalização da Escola Bosque Prof. Eidorfe Moreira, em Outeiro, na manhã da sexta-feira/23, O refeito Duciomar Costa, a secretária municipal de educação, Therezinha Gueiros, autoridades e nomes da área ambiental relembraram o histórico da escola e de seu projeto pioneiro de educação ambiental e exaltaram o momento que chamaram de “renascimento” da escola em seus princípios pedagógicos originais, dez anos depois de sua fundação. O ex-prefeito Hélio Gueiros, a secretária Therezinha Gueiros e o arquiteto Milton Monte receberam homenagens especiais.
O prefeito Duciomar Costa, que era vereador quando a Escola Bosque foi inaugurada e apoiou a retomada do seu perfil original como centro de referência em educação ambiental, falou da importância do projeto para ajudar a mudar a cidade de Belém. “Estou tendo a honra de resgatar obras importantes para Belém e isso é resultado de uma administração compartilhada. Será impossível construir a cidade que sonhamos se não houver o compromisso de todos. A principal obra, portanto, é exatamente a conscientização, é a educação”.
O pronunciamento da secretária Therezinha Gueiros, responsável pela implantação da escola em 1996, no último ano da administração de Hélio Gueiros, foi tomado de afetividade. “A melhor palavra que pude achar para falar desse momento foi renascimento, depois do quase desmonte de um projeto que sempre foi coletivo e que pôs em marcha a construção de uma educação ambiental à época inovadora na América Latina. Esse desabrochar agora se deve à qualidade da semente que foi lançada há dez anos. Sei que o prefeito Duciomar foi um dos que sofreram ao ver a deterioração desse projeto e quero agradecê-lo pela coragem de entregar novamente a educação aos educadores.”
A comemoração começou com uma visita por todos os espaços recuperados na área de 120 mil hectares de mata secundária ocupada pela escola. Os visitantes passaram pelo bosquinho onde se iniciaram as discussões com a comunidade da ilha para a criação da escola, ainda em 1995, e onde foram recebidos por uma dramatização dos alunos do curso de teatro da escola, voltado para a educação ambiental. Seguiram pelos laboratórios, salas de aula, biblioteca, refeitório e viram apresentação do grupo parafolclórico Boto Tucuxi, formado por comunitários, e chegou até a horta.
Durante a cerimônia, a professora Marilena Loureiro foi apresentada como a nova presidente da Fundação Centro de Referência em Educação Ambiental Escola Bosque Prof. Eidorfe Moreira (Funbosque), responsável para administração da escola. Também foram apresentados o conselho consultivo da escola, formado por especialistas e nomes de referência em educação ambiental, e o grupo Amigos da Escola Bosque, que reúne voluntários dispostos a contribuir para o desenvolvimento das práticas educativas da escola.
Como parte da comemoração, ainda foram assinados convênios de cooperação técnica entre a Funbosque e Secretaria Executiva de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente (Sectam) e Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), ambos para a realização de estágio curricular para os alunos do curso técnico em meio ambiente.

▬▬▬▬▬▬▬▬

Aline Monteiro

Nenhum comentário: