Powered By Blogger

6/23/2006

‘Escola Bosque’ ressurge das cinzas



Duciomar devolve a Escola
Bosque à comunidade


Escola Bosque Professor Eidorfe Moreira completa dez anos de fundação com sua estrutura física revitalizada e com o processo de retomada do seu projeto pedagógico original.
Nesta sexta, dia 23, às 9 horas, o prefeito Duciomar Costa faz a entrega da obra e acompanha a secretária municipal de Educação, Therezinha Gueiros, numa visita aos espaços recuperados, junto à comunidade do Outeiro.
A revitalização da Escola Bosque, iniciada no ano passado, representou um investimento superior a R$ 700 mil. Foram feitas a recuperação da estrutura e telhas da cobertura de todos os blocos, pintura geral, recuperação dos alojamentos, do auditório, e pintura de painéis coloridos, além de recomposição paisagística dos jardins e bosques da escola.
Desde o ano passado, a escola está retomando sua relação com a comunidade, organizando uma série de projetos de geração de renda para a população do entorno, mantém um escritório piloto de ecoturismo formado pelos alunos do curso técnico, projetos de incentivo ao uso de plantas medicinais, de reciclagem de papel para criação de pastas, embalagens e outros produtos, clube de ciências e um núcleo de educação ambiental através da arte e esporte.
Os frutos dessa retomada já começaram a surgir. Treze convênios estão sendo formalizados com instituições ligadas à educação e à área ambiental para desenvolvimento de atividades com alunos e comunidade. A escola também está implantando seu conselho consultivo e a Associação Amigos da Escola Bosque como parte das comemorações de aniversário.
E não faltam motivos para comemorar. A escola recebeu do Ministério da Educação o Prêmio Melhoria do Ensino Médio Noturno, no valor de R$ 140 mil reais para investimentos na reformulação dessa modalidade de ensino a partir do projeto Curupira.
Também acaba de lançar o livro “Receitas e Sabores da Horta”, organizado pelos alunos do Ciclo II do Ensino Fundamental como resultado do projeto “Plantando e Colhendo - Aprendizagem na Horta do Conhecimento”, que tem como principal objetivo compreender a importância das hortaliças para a saúde humana.
A Escola Bosque foi criada na administração Hélio Gueiros, para ser um centro de referência em educação ambiental e para impulsionar o desenvolvimento sustentável da região insular de Belém, a partir de discussões que tiveram a participação da Prefeitura Municipal de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e dos moradores organizados no Conselho de Representantes da Ilha de Caratateua, o Consilha.
Localizada a 35 quilômetros do centro de Belém, ela foi construída em uma área de 120 mil metros quadrados de floresta tropical secundária, com salas de aula, auditório, biblioteca, videoteca, brinquedoteca, laboratórios de informática, de ecoturismo, de química e de biologia, horta, orquidário, lago para criação de peixes, cozinha, refeitório e alojamentos para receber pesquisadores.
Organizada como uma fundação, tem hoje cerca de 2.300 alunos, de educação infantil até ensino médio profissionalizante, com formação em técnico em meio ambiente, direcionados para manejo de fauna, flora e ecoturismo, sendo a única da rede municipal a oferecer ensino médio.
Durante a gestão Hélio Gueiros, a Escola Bosque viveu o seu apogeu e foi citada como sendo um dos mais importantes centros de Educação Ambiental, não apenas no Brasil, como também vários congressos realizados na Argentina, Chile, Equador, no Uruguai e foi visitada por pessoas ligadas a Ecologia e Educaçao Ambiental de todo o mundo.
Como repórter que acompanhou a Escola Bosque desde o projeto inicial. cumprimento efusivamente o prefeito Duciomar Costa por sua atitude de fazer com que a Escola Bosque, igual a Fênix da mitologia grega, ressurgisse das cinzas.
Muito bem, amigo.
Outeiro não esquecerá.

· Com a colaboração de Esperança Bessa

Nenhum comentário: