Powered By Blogger

4/23/2006

Repondo os fatos

Apesar da boa vontade do escritor e historiador José Valente – meu confrade da Academia Paraense de Jornalismo – é importante que se reponham os fatos de modo correto.
O jornal O Liberal de ontem, sábado, 22 publicou uma bela matéria sobre os 113 anos do Outeiro – ocorrido, como os amigos podem observar na matéria abaixo, no dia 14 de abril passado dia 14 de abril, sexta-feira santa. Eis o porquê de a festa ser transferida para ontem – destacando alguns fatos do aprazível lugarejo.
Alguns reparos:
1. Capela de Nossa Senhora da Conceição. Um casal português, Joaquim e Maria Marquês, migrando de Tras-os-Montes para da Ilha dos Barrancos – atual ilha de Caratateua – Outeiro – iniciou o culto a Maria que consistia em novenas e ladainhas. Em maio para Nossa Senhora de Fátima; em dezembro para a Nossa Senhora da Conceição. Ainda não havia capela e as celebrações em realizadas na residência do casal. Eles se reuniam numa pequena barraca. Só em 1932, com a ajuda da comunidade, foi erguida uma capela de madeira. Em 1977 foi construída a Igreja atual de Outeiro - transformada em Paróquia de Nossa Senhora da Conceição - com a cooperação das Agencias Distritais de Icoaraci e Outeiro;
2. A 30 quilômetros do centro comercial de Belém, na parte setentrional da capital paraense, localiza-se a Ilha de Caratateua, uma das 14 ilhas do Distrito Administrativo do Outeiro. Compondo um conjunto de floresta de restinga e matas ciliares próprio de toda ilha, destaca-se a floresta do Cristo Redentor na parte meridional de Caratateua. Este reduto florestal com grande diversidade em espécimes de toda sua biomassa é guarnecido por praias estanques onde o pôr-do-sol é um lindo espetáculo amazônico. Este recanto florestal umbrófilo (floresta de grande sombreamento) exerce um imenso fascínio, atraindo pessoas que amiúde estão em busca do contato com a natureza e com a calma de suas trilhas paisagísticas naturais.
3. A praia de Outeiro, banhada pela Baía do Guajará, fica em frente ao Distrito de Icoaraci, na Ilha de Caratateua. É o balneário mais próximo de Belém. As demais praias, de água doce, são bastante procuradas nos finais de semana e feriados prolongados. À beira-mar há uma variedade grande de bares e restaurantes que oferecem o tradicional peixe frito. Lá já é possível ter contato com a imensidão da Baía do Guajará, o movimento de maré da água doce e a fartura dos peixes da região. Um final de tarde na Praia do Amor é um passeio imperdível, principalmente agora que a Prefeitura deu um grau na área.
4. No dia 17 de maio foi decretado pelo prefeito Hélio da Mota Gueiros a divisão dos bairros da Ilha de Caratateua (Lei N0 7.753) e deu-se o inicio da criação das oito Administrações Regionais de Belém. Assim o Outeiro passou a ser Distrito com autonomia própria.. O prefeito Edmilson Rodrigues apenas deu continuidade fazendo o Distrito do Outeiro funcionar.
5. Quanto à ponte Enéas Pinheiro, vale a pena contar um pouco da sua história. Ela foi inaugurada no dia 26 de outubro de 1986 no primeiro governo Jader Barbalho, pontualmente às 10 horas da manhã. Precisamente - segundo o folder distribuído à época - 13 dias, seis horas e 45 minutos antes da data prometida. Foram 230 dias úteis de trabalho, construindo 1,56 m de ponte por dia. Ela tem 360 metros, por 11 de largura . Para ter acesso à ponte do Outeiro o antigo DER - àquela altura dirigido pelo engenheiro Antônio César Brasil - teve de construir, no mesmo período, uma outra ponte com 30 m de vão, em concreto e vigas metálicas, sobre o rio Taboquinha. A ponte do Outeiro substituiu o sistema de travessia por balsa inaugurado no dia 26 de abril de 1969 pelo então “sub-prefeito” Evandro Simões Bonna – o maior administrador que Icoaraci já teve nesses quase 40 anos.
Ninguém critica o Outeiro sem levar o troco. Desde pequeno freqüento àquela localidade. Trabalhei lá oito anos, me enturmei mais e melhor com o seu povo maravilhoso. Conheço o Outeiro de cór e salteado.

Nenhum comentário: